Inspirado nos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro, da cultura carioca e da bocha, o mascote Dibo nasceu sob as mãos do designer, ilustrador e atleta de bocha, Thutto Santos. Toda a identidade visual da competição também é assinada pelo por ele.

Thutto Santos | @Bruno Maia – ANDE
“Quem pensa no Rio, lembra de praia, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, a escadaria do Selarón, porém essa beleza toda do Rio é sempre engrandecida pela luz do sol e o calor do seu povo”, comentou Thulio, que acrescentou: “Assim como o sol, a nossa bola alvo (a bola branca, a Jack) é a responsável pelo objetivo da nossa modalidade. Tudo gira em torno dela e todo o jogo é baseado nela, como é no sistema solar”.
Confira a entrevista exclusiva feita com Thutto Santos:
RJ 2022 Boccia: O que você sentiu quando viu o DIBO pela primeira vez?
Thutto:: Eu estava ansioso para encontrá-lo e me surpreendi quando o encontrei no ensaio da Cerimônia de Abertura. Foi muito legal e gostaria muito que ele se tornasse o mascote da bocha, não só do Rio de Janeiro Boccia World Championships.
RJ 2022 Boccia: Essa é a primeira vez que você cria um mascote?
Thutto:: Não foi a primeira vez que criei, porém foi a primeira vez que criei um mascote para um evento deste porte, e também que um mascote meu ganhou vida.

DIBO & Árbitros | @Bruno Maia - ANDE
RJ 2022 Boccia: O que você sentiu quando chegou aqui na Arena Carioca 1 para o Mundial de Bocha Paralímpico e viu todas as peças criadas por você?
Thutto: Esse projeto começou a ser pensado em 2020 e estava buscando algo inovador, algo que não fosse clichê, e por isso busquei referências culturais da cidade do Rio para desenvolver algo diferente. Eu já tinha criado peças para eventos pequenos através de uma agência que eu estagiei, em projetos que desenvolvi com colegas da agência, mas essa foi a primeira vez que eu assumi um desafio com o porte que este evento tem. E foi então que surgiu a Escadaria Selarón e eu queria fazer uma alusão com a história da Escadaria e o Mundial. Selarón construiu a escada com a doação de azulejos que ele ganhou de amigos que traziam do mundo todo. É uma grande obra de arte feita por ele com a colaboração de amigos. Já a escada em si, é um dos nossos maiores desafios como cadeirantes, e serve para nos lembrar que nenhuma escada é ou será limite para todos nós. Que somos capazes de transpor todas as adversidades da vida.
RJ 2022 Boccia: De todas as peças gráficas, tirando o DIBO, qual você acha a mais linda?
Thutto:: Sem dúvidas, a que mais me marcou foi a do Dirceu Forever. E também foi a peça que eu mais fiz brainstorm com a Diretora de Comunicação e o Presidente da ANDE, a Grazie Batista e o Artur Cruz. Eu não sabia como ela seria usada, mas fiquei muito feliz em ver que fizeram uma homenagem à família do Dirceu durante a abertura do Mundial. Isso foi marcante para mim e para muita gente.
Thutto é portador de Distrofia muscular de Ulrich e conheceu o esporte através de um convite do atleta Antonio Leme, o ‘Tó’, em 2015. Os dois são atletas da classe BC3.

Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2022 | ANDE