O Rio de Janeiro 2022 World Boccia Championships começou na última segunda-feira, 5, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Essa é a mais importante competição de bocha até os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Dohyun Kim (KOR) X Serafin Rodriguez (SPA) Photo: @Dantas Jr | ANDE
Entenda uma pouco melhor sobre como funciona a disputa de vagas para as Paralimpíadas da modalidade mais inclusiva do programa paralímpico:
Os pontos do ranking mundial são concedidos através dos resultados de cada partida disputada em competições sancionadas pela World Boccia.
Dependendo de quantas vitórias o atleta consegue nas competições, seja ela primeiro, segundo ou terceiro lugar, ele ganha uma determinada quantidade de pontos, mas também depende de qual fase da competição ele está. Neste somatório ainda se soma os pontos por entrar em uma competição e também por progredir em uma fase de grupos para uma rodada de oitavas, por exemplo.
Entendendo os pontos disputados pelos atletas:
- Final (ouro e prata): 03
- Disputa de Bronze: 03
- Semifinal: 04
- Quartas de Final: 04
- Oitavas de Final: 02
- Avanço direto para as oitavas de final: 02
- Vencedor da partida de playoff: 01
- Avança a fase de Playoff: 01
- Fase de grupos: 01
- Participação: 01
Na fase de grupos, cada grupo tem um número de atletas que depende da quantidade de atletas inscritos, dependendo da quantidade de inscritos. O vencedor de cada grupo avança direto para as quartas, mas se a quantidade de grupos for insuficiente para preencher todos os atletas das quartas, acontece uma etapa anterior chamada playoff. Nesta fase, os melhores segundos colocados disputam vagas para participar nas quartas de final.
Cada competição chancelada para somar pontos para o ranking mundial tem um coeficiente próprio. No Rio de Janeiro 2022, o coeficiente é quatro, ou seja, a pontuação conquistada em cada jogo é multiplicada por quatro e esse número é adicionado à listagem mundial de atletas de cada classe.