Rio de Janeiro
A cidade do Rio de Janeiro é um dos poucos, ou talvez o único, lugar na Terra em que praias, lagos, matas e montanhas ficam tão próximos uns dos outros, de forma a criar múltiplas paisagens envolvendo maravilhas naturais que são indescritível em palavras. Além dessas belezas naturais, a História do Rio de Janeiro pode ser contada na arquitetura de igrejas, parques, palácios, teatros, museus, prédios e monumentos, como mais um caminho de desenvolvimento do turismo na cidade que atrai pessoas de todas as partes do mundo.
Ciente disso, o governo do Rio de Janeiro vem adotando medidas para impulsionar não apenas o turismo, mas também o setor de serviços, entretenimento e eventos. Novas casas de shows, shopping centers, espaços culturais estão sendo construídos com investimento privado, para reforçar a infraestrutura de entretenimento. Cada vez mais, o Rio de Janeiro recebe novos eventos (corporativos, esportivos, culturais e de lazer) e atrações internacionais.
Além disso, um bom exemplo é o Rock in Rio, que aconteceu no Parque Olímpico, e gerou 30.000 empregos temporários, injetando R$ 1,7 bilhão na economia local em 2019. Além disso: das 700.000 pessoas que participaram do evento ao longo dois finais de semana entre setembro e outubro, mais de 60% não eram do Rio de Janeiro.
Hoje, o Rio de Janeiro pode ser caracterizado como a cidade dos grandes eventos e entretenimento.

Conceito da Marca

Sim! Uma escada...
Somos chamados de “símbolos de superação”. Por mais que pareça um clichê, ainda é um estigma que carregamos apenas pela nossa imagem.
Não é que isso não seja verdade! Mas sabemos que somos muito mais que isso! Provamos isso todos os dias, dentro e fora da quadra. Provamos a nós mesmos e ao mundo que não é uma simples barreira que fará nossos sonhos desmoronarem e que não temos medo de enfrentar cada passo da vida para chegarmos ao topo com determinação, sabedoria, coragem e muita fé que a cada obstáculo que superarmos estaremos mais próximos e mais fortes em direção a um mundo melhor para as pessoas com deficiência.
Sim! Uma escada… um retrato dos nossos desafios. Aquelas que aceitamos, não por escolha, mas porque sabemos que somos capazes de superar e queremos que sejam cada vez menores.
Escadaria Selarón
Os azulejos Selarón foram e serão a fonte de inspiração para a criação de todo o visual do evento, em especial o logotipo do evento, toda a sua papelaria, as peças que irão decorar as áreas internas e externas das arenas, e todos artes a serem colocadas na FOP com destaque para apresentações digitais nos vídeos e na saia da mesa de coordenação do evento.
A escada de Selarón é recheada de azulejos coloridos para melhorar o visual de onde ele morava e deixar a fachada de seu ateliê mais agradável.
Com o tempo, visitantes e amigos de Selaron trouxeram azulejos de todo o mundo para apresentá-lo, e aos poucos ele os inseriu na obra. A escada era mutável, e de tempos em tempos ganhava novos azulejos, e alguns também eram substituídos.
O mosaico foi formado por peças trazidas de outros países, somadas a milhares de outras já inseridas ali, tornando o local cada vez mais bonito, colorido e agradável aos milhões de pessoas que o visitam todos os anos.
Criador da Marca
Thulio Toledo Santos, 30 anos, designer gráfico e ilustrador, nascido no interior de São Paulo, Brasil. Convidado pelo departamento de marketing da ANDE, Thulio criou a marca do evento, sendo responsável por toda a identidade visual da competição.
Além de suas atividades laborais, Thulio é atleta da classe BC3 da Bocha Paralímpica desde 2015. Ingressou no esporte a convite do atual campeão paralímpico BC3, Antonio Leme. Desde então, conquistou alguns títulos de destaque nesta classe e participou de diversas competições organizados pela ANDE.
“Meu sonho é jogar pela seleção brasileira e competir internacionalmente com os melhores do mundo! Entretanto, através deste convite vi a oportunidade de me sentir dentro de uma copa do mundo, mesmo fora das quadras.”
Instagram @thuttosantos
